receba nossa newsletter!
 
 
Nutrição
 

Alimentos integrais orgânicos

Elaine de Azevedo

Para abordar o tema alimentação integral orgânica parte-se do princípio de que, apesar da imensa diversidade das práticas agrícolas e alimentares dos povos tradicionais, todas deram bons resultados porque quase sempre conservavam a forma natural do alimento, além biodiversidade, e também estavam enquadradas dentro da cultura local.

Os aspectos alimentares restritivos, de base antropológica e cultural, traduzem a essência e as qualidades de cada povo e de seu modo de se alimentar e viver e estão descritos na perspectiva da nutrição complementar Integrada e suas diferentes correntes e racionalidades alimentares.

É preciso enfatizar que muitas das indicações alimentares aqui propostas podem ser questionadas sob o enfoque causal reducionista da dietética moderna. Não são orientações inovadoras; ao contrário, são tão antigas que foram esquecidas e precisaram ser resgatadas à luz da ciência da nutrição, sob um enfoque de saúde humana, ambiental e social que não pode ser mais desconsiderado. 

Quando se aborda o tema de uma alimentação saudável sob a ótica da alimentação integral orgânica, o que se procura é estimular um pensamento sistêmico.  As indicações sobre um grupo de alimentos específico não remetem à ação de um só nutriente ou de um alimento com funções superlativas, separado de toda a dieta.

Ao restringir ou estimular o consumo de um alimento deve-se pensar no equilíbrio da alimentação, na origem e na forma de produção dos alimentos e no equilíbrio quantitativo, variando sempre os diferentes grupos de alimentos. Enfatiza-se, ainda, a necessidade de pensar em saúde holisticamente, a partir de formas saudáveis de lazer, de trabalhar, de amar, de exercitar-se, de respirar, além de se alimentar.

As pesquisas reducionistas que avaliam determinado nutriente e sua ação específica no organismo, sem avaliar a dieta e a qualidade de vida como um todo, têm conduzido a muitos erros dietéticos dentro da ciência da nutrição. 

Alguns alimentos orgânicos não são facilmente disponíveis no mercado. Já existem muitos grãos, frutas e principalmente verduras orgânicas, mas em termos de produtos de origem animal, leite e derivados, ovos, carnes e frangos há pouca oferta.

Também constituem uma lacuna para o consumidor os alimentos integrais orgânicos processados, como compotas, sopas, cereais pré-cozidos, massas, bolachas, óleos pressurizados a frio, sucos, entre outros.  Essa carência deve estimular o consumidor a exigir produtos de qualidade e incentivar a sua produção, para disciplinar o mercado e o marketing dos alimentos e para apoiar políticas públicas em favor da agricultura familiar orgânica, tornando-se um consumidor mais consciente e atuante e fazendo da alimentação um ato político, além de um ato de prazer e de promoção da saúde.

A proposta de alimentação integral orgânica não tem um caráter restritivo. O que se ressalta aqui é a necessidade de dar mais valor a um modo de comer e de viver em sintonia com os complexos conceitos de qualidade de vida e de saúde socioambiental. 

Siga o PORTAL ORGÂNICO no Twitter.

 
Relacionados
 
Setembro
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
31
01
02
03
04
05
06
08
09
12
13
15
16
17
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
01
02
03
04
  • / Livros
    Fundamentos da agricultura biodinâmica
  • / Livros
    Adubos verdes e produção de biomassa - Melhoria e recuperação dos solos
  • / Livros
    O futuro roubado
  • / Livros
    O que comemos afinal?
  • / Livros
    Cartilha agricultura biodinâmica - Vida nova para a terra
  • / Livros
    Biodigestor na agricultura familiar do seminário
  • / Livros
    Primavera silenciosa
  • / Produção
    Ela é quem manda na horta da Fazenda da Toca
  • / Produção
    Projeto Água Doce - Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo
  • / Produção
    Projeto Água Doce - Agricultura sustentável em área de mananciais
  • / Produção
    Leoncio Soares de Oliveira, agricultor orgânico
  • / Produção
    Projeto Água Doce - Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo
GALERIA DE CONTEÚDO
FILTROS
ARTIGOS
Ordenar Por:

Áreas
Produção
Nutrição
Gastronomia
Bem Estar


A-Z
Data
Colaborador(a)
NOTÍCIAS
Ordenar Por:

Áreas
Produção
Nutrição
Gastronomia
Bem Estar


A-Z
Data
Fonte
PUBLICAÇÕES
Ordenar Por:

Áreas
Produção
Nutrição
Gastronomia
Bem Estar


A-Z
Data
Autor(a)
ENTREVISTAS
Ordenar Por:

Áreas
Produção
Nutrição
Gastronomia
Bem Estar


A-Z
Data
Entrevistado(a)